Iae Galera pra quem não entendeu muita coisa de SEGURANÇA DE VOO vou postar um breve resumo.
SIGLAS:
SIPAER: (Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) -1965
CENIPA: (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) - 1982
CNPAA: (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)
COMAER: (Comando da Aeronáutica)
DIPPA: (Divisão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos)
CIAA: (Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos)
PPAA: (Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)
FOD: (Foreign Damage Objects)
ASV: (Agente de Segurança de Voo)- Civil
OSV: (Oficial de Segurança de Voo)- Militar
VSV: (Vistoria de Segurança de Voo)
OACI: (Órgão normatizador, organizador e coordenador dos procedimentos de investigação e prevenção
de acidentes aeronáuticos.
ANEXO 13: ( Documento técnico que contem as normas e procedimentos recomendados a serem aplicados pelos ESTADOS CONTRATANTES em relação a investigação de ACIDENTES e INCIDENTES aeronáuticos.
NOTAS IMPORTANTES:
- Exceto para salvar vidas humanas, não se deve retirar destroços ou alterar o locar a ocorrência do acidente.
- Após o acidente, todo tripulante terá seu certificado cancelado, devendo ser submetido a exames médicos.
RESPONSABILIDADES DO OPERADOR.(dono da aeronave)
- Comunicar ocorrência.
- Prestar todas as informações em prol da investigação.
- Manter guarda da aeronave.
- Comunicar diretamente os familiares das vitimas.
- Fornecer transporte para todas as vítimas.
TIPOS DE RELATÓRIOS.
RELIN: (Relatório de incidente) -RESERVADO 60 Dias
RP: (Relatório preliminar) RESERVADO 10 dias
RELIAA: (Relatório de investigação de acidentes aeronáutico) 90 dias
RELPER: (Relatório de perigo)
RF: (Relatório Final) OSTENSIVO.
FATORES CONTRIBUINTES PARA ACIDENTE
- Humanos
- Materiais
- Operacionais
passa o teste da prova de seuranca de voo
ResponderExcluirBoa tarde, um ajuste em:
ResponderExcluirNOTAS IMPORTANTES:
- Exceto para salvar vidas humanas, não se deve retirar destroços ou alterar o locar a ocorrência do acidente.
- Após o acidente, todo tripulante terá seu certificado cancelado, devendo ser submetido a exames médicos.
"----> certificado não é cancelado, é SUSPENSO, por periodo indeterminado, para que seja feito novos exames."
ele realmente é apenas suspenso, mas a ANAC usa o termo CANCELADO, provavelmente por este motivo foi posto desta forma em resumo.
Excluir