sábado, 29 de março de 2014

DESENHO TÉCNICO 2° AULA ( RESUMO)

Iae Pessoal pra quem faltou na 2° aula ou não entendeu muito bem a matéria vai ai um breve resumo.



NUMERO DE ESTAÇÃO- Um sistema  de numeração é usado em grandes conjuntos da aeronave  para localizar estacoes como as cavernas da fuselagem. A medição é normalmente tirada a partir do nariz ou estação zero.


MARCAS DE ACABAMENTO- marcas de acabamento são usadas para indicar as superfícies que devem ter um acabamento por maquina. Não confundir ''acabamento por maquina'', co aqueles  ''por pintura esmalte, cromagem e coberturas semelhantes'



TOLERÂNCIAS- Quando  uma dimensão dada em uma planta mostra uma variação permitida, o sinal mais (+), indica o máximo; e o sinal menos (-), indica a mínima variação permitida. Assim: 224 +.0025. A tolerância seria então .0050. A tolerância pode ser indicada de forma funcionária ou decimal. Tolerâncias padrão de -020 ou 1/32 podem ser dadas no bloco de títulos.



DESENHOS PICTORIAIS- Um desenho pictorial é similar a uma fotografia . Mostra o objeto como ele aparece aos olhos. mas não é satisfatório para mostrar formas e formatos complexos. Desenhos pictoriais são uteis para mostrar a aparência de um objeto e são muito usados com projeções ortográficas.


DESENHOS  DE PROJEÇÃO ORTOGRÁFICA- Para mostrar o exato tamanho e forma de todas as peças de objetos complexos, são necessárias mais de uma vista. Este é o sistema  usado na projeção ortográfica. Em projeções  ortografias, existem seis vistas possíveis de um objeto, porque todos os objetos tem seis lados ( frente, cima, parte de baixo, traseira, lado direito e lado esquerdo)


VISTA DE DETALHES- Uma vista de detalhe mostra apenas parte de um objeto, porem bem detalhado e em escala maior do que a da vista principal. A vista principal mostra o controle completo, enquanto o detalhe é um desenho aumentado de uma parte do controle.


VISTA SECCIONADA- É obtida cortando parte do objeto para mostrar a forma e a construção no plano cortado. O corte  das partes são mostrados pelo uso de linhas de secção ( Sombreado).


MEIAS SECÇÕES- Na eia secção, o plano de corte é feito somente seccionando o objeto pelo meio. Uma metade do objeto fica como vista exterior. As meias secções são usadas com vantagem em objetos simétricos, para mostrar a parte interior e exterior.


SECÇÃO REBATIDA- A secção rebatida , desenhada diretamente na vista exterior, mostra a forma de corte transversal da parte, como o raio da roda.


SECÇÃO REMOVIDA- Secções removidas mostram particularidades do objeto. Elas são desenhadas como as secções rebatidas, exceto que estão colocadas de um lado e destacam detalhes pertinentes e são frequentemente, desenhadas em uma escala maior que a vista. Na qual elas são indicadas.


SIGNIFICADO DAS LINHAS- Todo desenho é composto de linhas. Linhas marcam  fronteiras, bordas e intercessões de superfícies. Linhas são usadas para mostrar dimensões e superfícies ocultas, e para indicar centros. Muitos desenhos usam três larguras de uma linha média em algum lugar entre as duas.


LINHAS DE CENTRO- Linhas de centro são constituídas de traços longos e curtos. Elas indicam o centro do objeto. Onde as linhas de centro se cruzam, os traços curtos se cortam simetricamente.


LINHAS DE COTA- A linha de cota é uma linha sólida interrompendo  no ponto médio para colocação da indicação de medidas, e tendo ponta de setas opostas a cada final, para mostrar a origem e o fim da medida. Elas são geralmente paralelas á linha em que a dimensão é dada e, são usualmente colocadas na parte externa da linha de contorno do objeto e entre vistas, se mais que uma vista é mostrada.


LINHAS LIDERES- São linhas sólidas, com uma seta numa das pontas, e indicam uma parte ou porção de uma nota, numero, ou uma outra referência .


LINHAS DE RUPTURA- Linhas de ruptura indicam que uma porção do objeto não é mostrada no desenho. Para pequenas rupturas as linhas são feitas solidas, e a mão livre.


LINHAS FANTASMAS- Linhas fantasmas indicam a posição alternada de partes do objeto, ou da posição relativa de uma parte perdida.


LINHAS DE HACHURAS- Linhas de hachuras indicam superfícies expostas do objeto, na vista seccionada. Elas são geralmente finas, cheias, mas devem variar com a espécie de material mostrado na seção.


LINHAS OCULTAS- Linhas ocultas indicam margens invisíveis ou contornos. Linhas ocultas indicam margens invisíveis ou contornos. Linhas ocultas são feitas de traços curtos espaçados regularmente e , são frequentemente, classificadas como linhas tracejadas.


LINHAS DE CONTORNO OU DE ARESTAS VISÍVEIS- Linhas de contorno ou de arestas são usadas em todas as linhas do desenho, representando as linhas visíveis do objeto.


LINHAS PONTEADAS OU INTERROMPIDAS- Linhas ponteadas (pontos de costuras) ou interrompidas, ou ainda costuradas, consistem de uma série de pequenos traços, espaçados regularmente.


LINHAS DE CORTE E VISTA DE CORTE- Linhas de corte indicam o plano no qual uma vista seccional do objeto é tomada. Vista de corte indica o plano do qual uma superfície é vista.


LINHAS DE CORTE E VISTA DE CORTE- Linhas de corte indicam o plano no qual uma vista seccional do objeto é tomada. Vista de corte indica o plano do qual uma superfície e vista.


INTERPRETANDO DESENHOS- Um desenho não pode ser interpretado todo  de uma vez, do mesmo modo que , uma planta inteira não pode ser interpretada numa olhadela. Ambos devem ser interpretados de uma linha de cada vez. Interpretar um desenho. Efetivamente, segue um procedimento sistemático.
                             

                                                           TABELA DE LINHAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário