sábado, 29 de março de 2014

DESENHO TÉCNICO 2° AULA ( RESUMO)

Iae Pessoal pra quem faltou na 2° aula ou não entendeu muito bem a matéria vai ai um breve resumo.



NUMERO DE ESTAÇÃO- Um sistema  de numeração é usado em grandes conjuntos da aeronave  para localizar estacoes como as cavernas da fuselagem. A medição é normalmente tirada a partir do nariz ou estação zero.


MARCAS DE ACABAMENTO- marcas de acabamento são usadas para indicar as superfícies que devem ter um acabamento por maquina. Não confundir ''acabamento por maquina'', co aqueles  ''por pintura esmalte, cromagem e coberturas semelhantes'



TOLERÂNCIAS- Quando  uma dimensão dada em uma planta mostra uma variação permitida, o sinal mais (+), indica o máximo; e o sinal menos (-), indica a mínima variação permitida. Assim: 224 +.0025. A tolerância seria então .0050. A tolerância pode ser indicada de forma funcionária ou decimal. Tolerâncias padrão de -020 ou 1/32 podem ser dadas no bloco de títulos.



DESENHOS PICTORIAIS- Um desenho pictorial é similar a uma fotografia . Mostra o objeto como ele aparece aos olhos. mas não é satisfatório para mostrar formas e formatos complexos. Desenhos pictoriais são uteis para mostrar a aparência de um objeto e são muito usados com projeções ortográficas.


DESENHOS  DE PROJEÇÃO ORTOGRÁFICA- Para mostrar o exato tamanho e forma de todas as peças de objetos complexos, são necessárias mais de uma vista. Este é o sistema  usado na projeção ortográfica. Em projeções  ortografias, existem seis vistas possíveis de um objeto, porque todos os objetos tem seis lados ( frente, cima, parte de baixo, traseira, lado direito e lado esquerdo)


VISTA DE DETALHES- Uma vista de detalhe mostra apenas parte de um objeto, porem bem detalhado e em escala maior do que a da vista principal. A vista principal mostra o controle completo, enquanto o detalhe é um desenho aumentado de uma parte do controle.


VISTA SECCIONADA- É obtida cortando parte do objeto para mostrar a forma e a construção no plano cortado. O corte  das partes são mostrados pelo uso de linhas de secção ( Sombreado).


MEIAS SECÇÕES- Na eia secção, o plano de corte é feito somente seccionando o objeto pelo meio. Uma metade do objeto fica como vista exterior. As meias secções são usadas com vantagem em objetos simétricos, para mostrar a parte interior e exterior.


SECÇÃO REBATIDA- A secção rebatida , desenhada diretamente na vista exterior, mostra a forma de corte transversal da parte, como o raio da roda.


SECÇÃO REMOVIDA- Secções removidas mostram particularidades do objeto. Elas são desenhadas como as secções rebatidas, exceto que estão colocadas de um lado e destacam detalhes pertinentes e são frequentemente, desenhadas em uma escala maior que a vista. Na qual elas são indicadas.


SIGNIFICADO DAS LINHAS- Todo desenho é composto de linhas. Linhas marcam  fronteiras, bordas e intercessões de superfícies. Linhas são usadas para mostrar dimensões e superfícies ocultas, e para indicar centros. Muitos desenhos usam três larguras de uma linha média em algum lugar entre as duas.


LINHAS DE CENTRO- Linhas de centro são constituídas de traços longos e curtos. Elas indicam o centro do objeto. Onde as linhas de centro se cruzam, os traços curtos se cortam simetricamente.


LINHAS DE COTA- A linha de cota é uma linha sólida interrompendo  no ponto médio para colocação da indicação de medidas, e tendo ponta de setas opostas a cada final, para mostrar a origem e o fim da medida. Elas são geralmente paralelas á linha em que a dimensão é dada e, são usualmente colocadas na parte externa da linha de contorno do objeto e entre vistas, se mais que uma vista é mostrada.


LINHAS LIDERES- São linhas sólidas, com uma seta numa das pontas, e indicam uma parte ou porção de uma nota, numero, ou uma outra referência .


LINHAS DE RUPTURA- Linhas de ruptura indicam que uma porção do objeto não é mostrada no desenho. Para pequenas rupturas as linhas são feitas solidas, e a mão livre.


LINHAS FANTASMAS- Linhas fantasmas indicam a posição alternada de partes do objeto, ou da posição relativa de uma parte perdida.


LINHAS DE HACHURAS- Linhas de hachuras indicam superfícies expostas do objeto, na vista seccionada. Elas são geralmente finas, cheias, mas devem variar com a espécie de material mostrado na seção.


LINHAS OCULTAS- Linhas ocultas indicam margens invisíveis ou contornos. Linhas ocultas indicam margens invisíveis ou contornos. Linhas ocultas são feitas de traços curtos espaçados regularmente e , são frequentemente, classificadas como linhas tracejadas.


LINHAS DE CONTORNO OU DE ARESTAS VISÍVEIS- Linhas de contorno ou de arestas são usadas em todas as linhas do desenho, representando as linhas visíveis do objeto.


LINHAS PONTEADAS OU INTERROMPIDAS- Linhas ponteadas (pontos de costuras) ou interrompidas, ou ainda costuradas, consistem de uma série de pequenos traços, espaçados regularmente.


LINHAS DE CORTE E VISTA DE CORTE- Linhas de corte indicam o plano no qual uma vista seccional do objeto é tomada. Vista de corte indica o plano do qual uma superfície é vista.


LINHAS DE CORTE E VISTA DE CORTE- Linhas de corte indicam o plano no qual uma vista seccional do objeto é tomada. Vista de corte indica o plano do qual uma superfície e vista.


INTERPRETANDO DESENHOS- Um desenho não pode ser interpretado todo  de uma vez, do mesmo modo que , uma planta inteira não pode ser interpretada numa olhadela. Ambos devem ser interpretados de uma linha de cada vez. Interpretar um desenho. Efetivamente, segue um procedimento sistemático.
                             

                                                           TABELA DE LINHAS

DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

Iae pessoal quem faltou ou não entendeu muito a aula de direito do trabalho vou passar um breve resumo.


DIREITO DO TRABALHO- É o conjunto de normas jurídicas que regem as relações de emprego entre EMPREGADO e EMPREGADOR.

CF- Constituição Federal

CLT- Consolidação das Leis do Trabalho sendo INDIVIDUAL ou COLETIVOS


EMPREGADO: Pessoa física que presta serviço não eventual e recebe salario

EMPREGADOR: Empresa que assume os riscos da atividade econômica, admite e assalaria


CTPS- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
OBS: Devera ter:
- Data de Admissão
- Remuneração
- Condições Especiais Se Houver
- Devera Ser Devolvida Em 40hs


                                            ADICIONAIS AO SALÀRIO


HORAS EXTRAS- 100% Dias normais e 150% Feriados e Fins De semana

NOTURNOS- 40%

TRANSFERÊNCIA- 25%

PERICULOSIDADE- 30%

INSALUBRIDADE- 10, 20 ou 40% do salario minimo nacional

JORNADA DE TRABALHO- 42hrs Semanais com limite de 2hrs extras diárias

INTERVALO INTERJORNADA- minimo 11hrs

DESCANSO SEMANAL- 24hrs

ACIDENTE DE TRABALHO- Qualquer acidente que aconteça no trabalho ou á caminho do trabalho.


                                 
                                      JUSTA CAUSA DO EMPREGADO

- MAU PROCEDIMENTO                    - VIOLAÇÃO DE SEGREDO
- EMBRIAGUEZ                                    - INSUBORDINAÇÃO
- JOGO DE AZAR                                 - NEGOCIAÇÃO HABITUAL
- INCONTINÊNCIA                             - ABANDONO DO EMPREGO
- IMPROBIDADE                                  - INDISCIPLINA




                                  JUSTA CAUSA DO EMPREGADOR

- RIGOR EXCESSIVO
- EXIGÊNCIA DE SERVIÇOS SUPERIORES
- DESCUMPRIMENTOS DAS OBRIGAÇÕES
- PERIGO MANIFESTO
- OFENSA Á HONRA
- REDUÇÃO DO TRABALHO


AVISO PRÉVIO- min 30 dias + 3 dias por ano trabalhado


                                      PREVIDÊNCIA SOCIAL

- APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO
- APOSENTADORIA POR IDADE
- APOSENTADORIA POR INVALIDEZ
- APOSENTADORIA ESPECIAL 25 ANOS
- AUXILIO DOENÇA
- SEGURO DESEMPREGO

SETOR AÉREO- Aeroviários

REGULAMENTAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL

Pro pessoal que faltou ou não entendeu muito bem a aula vou postar um breve resumo.


OACI- Organização de Aviação Civil Internacional. (1944)

ICAO- International Civil Aviation Organization

OBJETIVO DA OACI E ICAO- Assegurar o desenvolvimento da aviação

 - Incentivar a técnica de desenhar aeronaves para fins pacíficos.
-  Estimular desenvolvimento de aeroportos e aerovias
-  Satisfazer as necessidades dos povos com transporte seguro
-  Assegurar que os direitos dos estados contratantes sejam plenamente respeitados
-  Evitar a discriminação entre os estados contratantes
-  Contribuir para segurança dos vôos na navegação aérea internacional



                              NORMAS INTERNACIONAIS


SARPS- (Standards And Recommended Practies) Normas internacionais e praticas.

O SARPS- È um conjunto de normas de procedimentos, por exemplo no que se refere a instalações, serviços, tripulações, etc.. OBRIGATÓRIA a todos os estados membros

SAC-SISTEMA DE AVIAÇÃO CIVIL- Foi criado pelo decreto n°65.144 de 12 de Setembro de 1969 e possui como principal função organização as atividades necessárias ao funcionamento e ao desenvolvimento da aviação civil.


MINISTÉRIO DA DEFESA E COMAER
Possui poder aeroespacial:

- Aviação Militar
- Aviação Civil
- Infraestrutura Aerodinâmica
- Complexo Cientifico-Tecnológico
- Industria Aeroespacial


IAC-INSTITUTO DE AVIAÇÃO CIVIL- Organização da aeronáutica que  tem finalidade  de coordenar as atividades relativas e pesquisas do transporte aéreo e da infraestrutura aeroportuária - É SUBORDINADO PELA ANAC


DIP-DIVISÃO DE INSTRUÇÃO PROFISSIONAL- Fiscalização e homologação das UIP-Unidades de Instrução Profissional. ( escolas, aeroclubes, etc..)


DPP-DIVISÃO DE PLANEJAMENTO E PROJETOS- Responsável pelo planejamento do transporte aéreo, possui equipes com engenheiros, arquitetos, físicos e matemáticos.


                                                   DIREITO AERONÁUTICO

ART.106: CBAER: Considera aeronave todo aparelho manobrável em voo, que possa sustentar-se e transportar passageiros ou coisas.

ART.107: CBAER: Determina como classificação das aeronaves como:

- MILITARES
- CIVIS


DIREITO AERONÁUTICO- É o conjunto de normas que regulam a circulação e a utilização das aeronaves para navegação aérea e transporte aéreo na aviação civil internacional.


CBAER- Código Brasileiro de Aeronáutica.


RAB- Registro Aeronáutico Brasileiro


Art. 108: CBAER: A aeronave é considerada da nacionalidade do ESTADO QUE FOI MATRICULADA.


                                              TIPOS DE TRANSPORTES AÉREOS


- REGULAR- Doméstico e Internacional
- NÃO REGULAR

           
                                                LICENÇAS E CERTIFICADOS


LICENÇA- Permissão para exercício das atividades aeronáuticas a ela relativa


QUALIFICAÇÕES- Indicam o nível das prerrogativas do titular da licença e contam no CHT


HABILITAÇÃO- Autorização constante de uma licença


CCT- Comprovante de conhecimento teóricos


CHT- Certificado de habilitação técnica


ART. 289: CBAER- Na infração aos preceitos deste código a aeronáutica poderá tomar as seguintes providências:

A) MULTA
B) SUSPENSÃO DOS CERTIFICADOS
C) CASSAÇÃO DE CERTIFICADOS
D) DETENÇÃO, INTERDIÇÃO OU APREENSÃO DA AERONAVE OU MATERIAL TRANSPORTADO
E) INTERVENÇÃO NAS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS OU AUTORITÁRIAS


                                                TIPOS DE CRIME


DOLOSO- Quando há intenção de assumir o risco de reproduzi-lo e causar alguma morte

CULPOSO- Quando há uma impudência, negligência ou imprudência sem saber dos riscos de vida

HOMICÍDIO SIMPLES- Quando mata alguma pessoa com intenção - reclusão de 6 a 26 anos

HOMICÍDIO CULPOSO- Detenção de 1 á 3 anos.

AULA DESENHO TÈCNICO (RESUMO)

Para o pessoal que faltou a aula ou não entendeu muita coisa tem um breve resumo do que aconteceu na 1° Aula.



DESENHO TÉCNICO: È  todo desenho que se pode ser reproduzido com perfeição por outra pessoa, nele deverá conter os dados do tamanho e projeções para melhor entendimento dentre outros aspectos.

DESENHO DE TRABALHO: Deverá conter informações como tamanho do objeto e todas suas partes, seu formato, material a ser usado e seu acabamento, como deve ser montado e a manufatura e montagem.

TIPOS DE DESENHO:

- Desenhos de detalhes
- Desenhos de conjuntos
- Desenhos de montagens


DESENHOS DE DETALHES: Um desenho de detalhe é a descrição de uma peça simples, desenhos detalhados são, normalmente simples;e quando peças são pequenas, muitos desenhos detalhados podem estar numa mesma folha ou planta.


DESENHOS DE CONJUNTO: Um desenho de conjunto é uma descrição de um objeto, feito de duas ou mais partes, a sua principal finalidade é mostrar o relacionamento das várias partes.


DESENHOS DE MONTAGEM: Um desenho de montagem é aquele que inclui todas as informações necessárias para a montagem das peças em sua posição final na aeronave.


CUIDADOS E USO DE DESENHOS: Abra os desenhos lentamente e cuidadosamente para evitar que o papel se rasgue, Nunca faça notas ou marcas em uma planta.


BLOCO DE TÍTULOS: O bloco de titulo consiste do número do desenho e de algumas outras informações concernentes a ele, esta informação e agrupada em local proeminente na planta, normalmente no canto inferior direito.

domingo, 23 de março de 2014

CARTAO START

Para o pessoal que ainda não viu o ''Cartão Start'' vou dar uma breve resumida.




VERDE: Passageiro passa bem sem necessidade de socorro momentâneo.

AMARELO: Passageiro ferido mas sem necessidade de PRONTO socorro, mas terá de ser atendido.

VERMELHO: Passageiro gravemente ferido e necessário PRONTO SOCORRO atende-lo com urgência.

PRETO:  ÓBITO sem necessidade de atendimento momentâneo.   


OBS.: mesmo o passageiro estando no estado VERDE ele pode ter alguma complicação, mudando assim seu estado de gravidade, sempre estar atento as mudanças.



  

SEGURANÇA DE VOO (RESUMO)

Iae Galera pra quem não entendeu muita coisa de SEGURANÇA DE VOO vou postar um breve resumo.

SIGLAS:

SIPAER: (Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) -1965

CENIPA: (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) - 1982

CNPAA: (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)

COMAER: (Comando da Aeronáutica)

DIPPA: (Divisão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos)

CIAA: (Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos)

PPAA: (Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)

FOD: (Foreign Damage Objects)

ASV: (Agente de Segurança de Voo)- Civil

OSV: (Oficial de Segurança de Voo)- Militar

VSV: (Vistoria de Segurança de Voo)

OACI: (Órgão  normatizador, organizador e coordenador dos procedimentos de investigação e prevenção
             de acidentes aeronáuticos.

ANEXO 13: ( Documento técnico que contem as normas e procedimentos recomendados a serem aplicados pelos  ESTADOS CONTRATANTES em relação a investigação de ACIDENTES e INCIDENTES aeronáuticos.


NOTAS IMPORTANTES:

- Exceto para salvar vidas humanas, não se deve retirar destroços ou alterar o locar a ocorrência do acidente.

- Após o acidente, todo tripulante terá seu certificado cancelado, devendo ser submetido a exames médicos.


RESPONSABILIDADES DO OPERADOR.(dono da aeronave)

- Comunicar ocorrência.
- Prestar todas as informações em prol da investigação.
- Manter guarda da aeronave.
- Comunicar diretamente os familiares das vitimas.
- Fornecer transporte para todas as vítimas.


TIPOS DE RELATÓRIOS.

RELIN: (Relatório de incidente) -RESERVADO 60 Dias

RP: (Relatório preliminar) RESERVADO 10 dias

RELIAA: (Relatório de investigação de acidentes aeronáutico) 90 dias

RELPER: (Relatório de perigo)

RF: (Relatório Final) OSTENSIVO.


FATORES CONTRIBUINTES PARA ACIDENTE

- Humanos
- Materiais
- Operacionais









sábado, 22 de março de 2014

TESTE 1 (DESENHO TECNICO).


Para o pessoal que não pegou os exercícios ou faltou. Pagina 7 Ex. 1,2,5,6,11,12 e 14.
OBS: se houver alguma coisa errada me informe para eu fazer a mudança.


01: O Triangulo que possui 3 lados iguais é chamado de:
R: (b) Equilátero.

02: O triangulo retângulo  é aquele que possui um angulo igual á:
R: (c) 90°

05: Para traçar circunferência utilizamos:
R: (d) Compasso

06: O transferidor é utilizado para verificação de:
R: (c) Ângulos

11: Os desenhos de trabalho têm como função fornecer
      informações como: O tamanho do objeto, seu formato,material a ser usado
      e como deve ser montado.
    R: (c) Verdadeiro

12: Um desenho de conjuntos tem como principal finalidade mostrar o relacionamento
      das várias partes.
R: (c) Verdadeiro

14: O bloco de títulos consiste do numero do desenho e as mudanças
      que foram feitas no desenho.
R: (c) Verdadeiro.
   

Interpretação. (Desenho Técnico.)


 
                                                                  Parte 2







SIGLAS DA AVIAÇÂO

Iae pessoal, dêem uma olhada nas siglas que usaremos no dia-a-dia.


BS - Boletim de Serviço 
- CBA - Código Brasileiro de Aeronáutica 
- CHE - Certificado de Homologação de Empresa 
- CTA - Centro Técnico Aeroespacial 
- DA - Diretriz de Aeronavegabilidade (brasileira ou similar estrangeira) 
- DAC - Departamento de Aviação Civil 
- EO - Especificação Operativa 
- IAC - Instrução de Aviação Civil 
- MGM - Manual Geral de Manutenção 
- MPI - Manual de Procedimentos de Inspeção 
- RBHA - Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 
- SERAC - Serviço Regional de Aviação Civil 
- STE - Subdepartamento Técnico 
- 6TE-1 - Seção de Consulta Técnica 


outras... 

ANAC Agência Nacional de Aviação Civil 
ATA Air Transport Association 
BS Boletim de Serviço 
DA Diretriz de Aeronavegabilidade 
GCEN Gerência de Engenharia da GGCP 
GCPR Gerência de Programas da GGCP 
GGAC Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada da SAR 
GGCP Gerência-Geral de Certificação de Produtos da ANAC 
GTPN Gerência Técnica de Processo Normativo da SAR 
MPR Manual de Procedimentos 
PAC Grupo de Aeronavegabilidade Continuada da GCPR 
PHT Grupo de Coordenação de Programas da GGPR 
PHT Coordenador de homologação de tipo 
RBAC Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 
RBHA Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 
SAR Superintendência de Aeronavegabilidade da ANAC 
SSO Superintendência de Segurança Operacional da ANAC





Tem um alfabeto inteiro de Sigas de A-Z, mas por enquanto vamos decorar só esses.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Mecânico de Aeronaves

Dêem uma olhada em uma reportagem sobre Mecânicos de Aeronaves.




Código Alfa

Pra quem ainda n decorou da uma olhadinha ae.





Portal CENIPA

Site do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos.)



http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php