domingo, 23 de março de 2014

SEGURANÇA DE VOO (RESUMO)

Iae Galera pra quem não entendeu muita coisa de SEGURANÇA DE VOO vou postar um breve resumo.

SIGLAS:

SIPAER: (Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) -1965

CENIPA: (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) - 1982

CNPAA: (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)

COMAER: (Comando da Aeronáutica)

DIPPA: (Divisão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos)

CIAA: (Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos)

PPAA: (Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)

FOD: (Foreign Damage Objects)

ASV: (Agente de Segurança de Voo)- Civil

OSV: (Oficial de Segurança de Voo)- Militar

VSV: (Vistoria de Segurança de Voo)

OACI: (Órgão  normatizador, organizador e coordenador dos procedimentos de investigação e prevenção
             de acidentes aeronáuticos.

ANEXO 13: ( Documento técnico que contem as normas e procedimentos recomendados a serem aplicados pelos  ESTADOS CONTRATANTES em relação a investigação de ACIDENTES e INCIDENTES aeronáuticos.


NOTAS IMPORTANTES:

- Exceto para salvar vidas humanas, não se deve retirar destroços ou alterar o locar a ocorrência do acidente.

- Após o acidente, todo tripulante terá seu certificado cancelado, devendo ser submetido a exames médicos.


RESPONSABILIDADES DO OPERADOR.(dono da aeronave)

- Comunicar ocorrência.
- Prestar todas as informações em prol da investigação.
- Manter guarda da aeronave.
- Comunicar diretamente os familiares das vitimas.
- Fornecer transporte para todas as vítimas.


TIPOS DE RELATÓRIOS.

RELIN: (Relatório de incidente) -RESERVADO 60 Dias

RP: (Relatório preliminar) RESERVADO 10 dias

RELIAA: (Relatório de investigação de acidentes aeronáutico) 90 dias

RELPER: (Relatório de perigo)

RF: (Relatório Final) OSTENSIVO.


FATORES CONTRIBUINTES PARA ACIDENTE

- Humanos
- Materiais
- Operacionais









3 comentários:

  1. passa o teste da prova de seuranca de voo

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  2. Boa tarde, um ajuste em:

    NOTAS IMPORTANTES:

    - Exceto para salvar vidas humanas, não se deve retirar destroços ou alterar o locar a ocorrência do acidente.

    - Após o acidente, todo tripulante terá seu certificado cancelado, devendo ser submetido a exames médicos.

    "----> certificado não é cancelado, é SUSPENSO, por periodo indeterminado, para que seja feito novos exames."

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    1. ele realmente é apenas suspenso, mas a ANAC usa o termo CANCELADO, provavelmente por este motivo foi posto desta forma em resumo.

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