segunda-feira, 21 de abril de 2014

PESO E BALANCEAMENTO + TESTES

INTRODUÇÃO: A finalidade  principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves, é a segurança. Como finalidade secundária, podemos citar a maior eficiência durante o vôo
 O fabricante pode pesar a aeronave, ou pode preencher o registro de peso e balanceamento. O fabricante pode pesar apenas uma aeronave de cada vez que forem fabricadas; atribuindo ás outras nove a média do peso e balanceamento, computado nas aeronaves efetivamente pesadas.


NECESSIDADE DE SE REFAZER A PESAGEM: As aeronaves têm uma tendencia de ganhar peso devido ao acumulo de sujeira, graxa, etc.


TEORIA DO PESO E BALANCEAMENTO: A teoria do peso e balanceamento é extremamente simples. Ela é a teoria da alavanca que esta e equilíbrio ou balanceada quando está em repouso sobre o fulcro, em posição nivelada. De modo geral, o peso menor mais distante do fulcro tem o mesmo efeito que um peso maior mais próximo do fulcro. A distância entre o fulcro e qualquer objeto é chamado de braço da alavanca. O braço da alavanca multiplicado pelo peso do objeto nos dá o efeito de rotação e torno do fulcro. este efeito de rotação é chamado de momento. A obtenção desse balanceamento é apenas uma questão de se colocar as cargas, de modo que , o braço médio da aeronave carregada fique da faixa do c.g


COMPROVAÇÃO MATEMÁTICA: O controle do peso e balanceamento consiste em comprovar matematicamente o peso, balanceamento e carregamento corretos dos limites especificados. Estes limites são apresentados nas especificações da aeronave. A instalação ou remoção de equipamentos modifica o peso vazio e o c.g da aeronave; afetando, consequentemente, a carga útil na mesma proporção.


DADOS DE PESO E BALANCEAMENTO: Os dados de peso e balanceamento podem ser obtidos das fontes seguintes:

A: especificações da aeronave
B: limitações operacionais da aeronave
C: manual de voo da aeronave
D: registro de peso e balanceamento da aeronave

Em caso de perda dos registros  de peso e balanceamento, e na impossibilidade de se obter um cópia, a aeronave deve ser repesada.


TERMINOLOGIA: Ao se estudar o computo, controle e princípios de peso e balanceamento, é necessário conhecer o significado de alguns termos. A terminologia seguinte é usada na aplicação pratica do controle de peso e balanceamento.


PLANO DE REFERÊNCIA: O plano de referência é um plano vertical imaginário, a partir do qual , todas as medidas são tomadas horizontalmente para fins de balanceamento com a aeronave em atitude de voo nivelado. Este plano está em ângulo reto em relação ao eixo longitudinal da aeronave. O fabricante pode localizar o plano de referência onde for melhor conveniente para a localização de equipamentos, medição e computação do peso e balanceamento. A localização do plano de referência é indicada na maioria das especificações da aeronaves. Em algumas aeronaves antigas, em que o plano de referência não é indicado que seja conveniente . Entretanto, uma vez selecionado um plano de referência,ele deve ser adequadamente identificado, para que qualquer pessoa  que leia os números não tenha dúvida quanto a sua localização.


BRAÇO: O braço é a distância  horizontal entre um equipamento e o plano de referência. O comprimento do braço é sempre dado ou medido em polegadas; e , exceto nos casos em que a localização seja exatamente sobre o plano de referência (0), ele é precedido do sinal positivo (+) ou  negativo (-). O sinal positivo indica uma posição para trás do plano de referência, e o sinal negativo indica uma posição adiante do plano de referencia.


MOMENTO: O momento é o resultado da multiplicação de um peso pelo seu braço. O momento de um item em torno do plano de referência é obtido pela multiplicação do peso deste item, pela distância horizontalmente, entre este item e o plano de referência. Da mesma forma, o momento de um item em torno do c.g pode ser computado pela multiplicação de seu peso, e pela distância horizontal entre este item e o c.g. Um peso de 20 libras localizado a 30 polegadas de distância do plano de referência  teria um momento de 20 x 30 ou 600/lb. pol. O sinal positivo ou negativo, que precede o valor de 600/ lb.pl., vai depender de sua localização em relação ao plano de referência , ou de se tratar de remoção ao plano de referência, ou de se tratar de remoção ao plano de referência, ou de se tratar de remoção ou instalação de item. Qualquer peso adicionado á aeronave, em qualquer lado do plano de referência será positivo. Qualquer peso removido será negativo. Ao se fazer a multiplicação de um peso por um braço, o momento resultante será positivo se os sinais forem iguais , ou negativo se os sinais forem desiguais.


CENTRO DE GRAVIDADE: O c.g de uma aeronave é o ponto sobre o qual os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em magnitude. Este ponto no qual o peso da aeronave ou de qualquer objeto está concentrado.


PESO MAXIMO: O peso máximo é o permitido de uma aeronave e seu conteúdo, e está indicado nas especificações. Por exemplo, uma certa aeronave pode ter um peso bruto máximo permissível de 2750 lbs, quando voando em categoria normal; mas quando voando na categoria utilitária, a mesma aeronave poderá ter um peso bruto no máximo permissível de 2175 lbs.


PESO VAZIO: O peso vazio de uma aeronave inclui todos  os equipamentos operacionais que possuem localização fixa e, que estejam realmente instalados na aeronave. Este peso inclui o peso da célula, grupo motopropulsor , equipamentos necessários, lastros fixo, fluido hidráulico, óleo e combustível residuais.


CARGA ÚTIL: A carga útil da aeronave é determinada pela subtração do peso vazio do peso bruto máximo permissível. Para  as aeronaves  homologadas nas categorias normal e utilitária, deve haver duas cargas úteis nos registros de peso e balanceamento. A carga útil consiste do máximo de óleo combustível, bagagem, piloto, copiloto e membros da tripulação.


CENTRO DE GRAVIDADE DO PESO VAZIO: O centro de gravidade do peso vazio, abreviado por CGPV, é o c.g de uma aeronave em sua condição de peso vazio. Ele é parte essencial do registro de peso e balanceamento da aeronave.


PASSEIO DO CENTRO DE GRAVIDADE DO PESO VAZIO: O passeio do CGPV é uma variação permissível dentro dos limites do c.g. Quando CGPV da aeronave cai dentro desta faixa, fica impossível exceder os limites do CGPV utilizando-se arranjos de carregamento da especificação padrão.


PASSEIO DO CENTRO DE GRAVIDADE OPERACIONAL: O passeio do c.g operacional é a distância compreendida entre os limites dianteiro e traseiro do c.g, indicado na especificação da aeronave ou nas folhas de dados de certificação de tipo. Estes limites, determinados durante as fases de projeto e fabricação. são posições extremas do c.g carregado permissíveis, aplicáveis dentro dos regulamentos que controlam o projeto da aeronave.


CORDA AERODINÂMICA MÉDIA: CAM é a corda média da asa. A secção transversal da asa, ( do bordo de ataque ao bordo de fuga é uma secção de aerofólio). Uma corda é uma linha imaginária traçada paralela ao aerofólio, do bordo de ataque ao bordo de fuga da secção, a CAM de uma asa de corda constante seria o mesmo que a corda real da asa.
 A localização da CAM, em relação ao plano de referência, é fornecido nas especificações  da aeronave ou nas folhas de dados  de certificação de tipo: no registro de peso e balanceamento: ou no manual de voo da aeronave. Computa-se  a localização do c.g em porcentagem da CAM coo segue:

1. Encontra-se a diferença existente na distancia entre o ponto de localização do c.g do peso vazio e o plano de referência; e a distância entre o bordo de ataque da CAM  e o plano de referência

2. Divide-se a diferença pelo comprimento da CAM

3. Multiplica-se o resultado por 100

4. o resultado final é então expresso em porcentagem


MEIOS DE NIVELAMENTO DA AERONAVE: Existem pontos de referência para o nivelamento da aeronave , BOLHA, PRUMO, ESCALAS ESPECIAIS.


PONTOS DE PESAGEM: Ao se fazer a pesagem de uma aeronave o ponto sobre a balança, na qual o peso está concentrado, é chamado de ponto de pesagem. Ao se fazer  a pesagem de aeronaves leves e médias, as rodas são normalmente colocadas sobre as balanças.


PESO DE COMBUSTÍVEL ZERO: O peso de combustível zero é o peso máximo permissível de um aeronave carregada sem combustível. No peso de combustível está incluindo o peso da carga, dos passageiros e da tripulação. Todos os peso de combustível zero. devem consistir de combustível utilizável.


COMBUSTÍVEL MINIMO: O termo combustível mínimo, não deve ser interpretado como a quantidade mínima de combustível necessária para voar uma aeronave. Combustível mínimo, tal aplicado em peso e balanceamento, é a quantidade que deve ser apresentada no relatório de peso e balanceamento, quando a aeronave é carregada para uma verificação de condição extrema. Carga de combustível mínimo, para uma aeronave pequena. com motor convencional para fins de balanceamento, é baseada na potência do motor.
 A localização do tanque de combustível, relação ao limite do c.g, afetado pela computação, determina a utilização do combustível mínimo. Por exemplo ao se fazer uma verificação do peso dianteiro, se os tanques de combustíveis  estiverem localizados adiante do limite dianteiro do c.g, eles são considerados como se estivessem cheios. Se eles estiverem localizados para trás do limite dianteiro do c.f eles devem ser considerados como se estivessem vazios. Se a quantidade mínima de combustível necessária para uma certa aeronave exceder a capacidade dos tanques localizados, adiante do limite dianteiro do c.g, o excesso de combustível deverá ser colocado nos tanques que estiverem para trás do limite dianteiro do c.g.


ÓLEO TOTAL: O óleo total é quantidade de óleo apresentada como a capacidade de óleo nas Especificações da aeronave. Ao se fazer a pesagem de uma aeronave, o tanque de óleo poderá conter a quantidade  de galões de óleo especificada, ou pode ser drenado.


TARA: A tara inclui os pesos de todos os itens extras; tais como macaco e calços, sobre a plataforma da balança de pesagem; exceto o peso do item que estiver sendo pesado.


PROCEDIMENTOS DE PESAGEM DA AERONAVE: tipos de aeronaves são:

A- Anfíbio
L- Avião
S- Hidroavião
H- Helicóptero
LO e LOD- Planador

1- Monomotor
2- Bimotor
3- Trimotor
4- Quadrimotor

P- Convencional
T- Turboélice
J- Jato


PESAGEM DA AERONAVE
A pesagem de uma aeronave é uma fase muito importante de sua manutenção e , portanto, deve ser executada com precisão. Uma preparação bem feita economiza tempo e evita erros. Se possível a aeronave deve ser  pesada em um hangar fechado. onde não haja corrente de ar que possa causar leituras incorretas das balanças. A pesagem ao ar livre é permissível, se o vento e a umidade estiverem em níveis negligenciáveis.


PREPARAÇÃO DA AERONAVE PARA PESAGEM: Devemos drenar o sistema de combustível até que a indicação de quantidade seja zero, com a aeronave em atitude nivelada. Se possível, drenar todo o óleo do reservatório. O sistema deve ser drenado com todas as válvulas de dreno abertas. Nestas condições, a quantidade de óleo que permanecer nos tanques, nas linhas ou no motor, será considerada como óleo residual e , será incluída no peso vazio. Se a drenagem for impraticável. A posição de itens como spoilers, slats, flapes e sistemas de rotor de helicópteros é um fator importante na pesagem das aeronaves. Não esquecer de consultar sempre as instruções do fabricante para se determinar a posição correta desses itens.
 Os reservatórios de água potável e os tanques dos lavatórios devem ser enchidos. Reinstalar todas as portas de acesso. Tampas dos reservatórios de óleo e dos tanques de combustível, tampas da caixa de junção, capôs, portas, saídas de emergência e outras peças que tenham sido removidas. Todas as portas, janelas e capotas corrediças devem estar em sua posição normal de voo.
 Ao se fazer a pesagem da aeronave com as rodas colocadas sobre as balanças, freios soltos para reduzir a possibilidade de uma leitura incorreta provocada por cargas laterais sobre as balanças. A precisão do nivelamento longitudinal é de suma importância.




TESTE 1:

01: B                                   11: B
02: C                                   12: A
03: D                                   13: C
04: A                                   14: D
05: B                                   15: C
06: A                                   16: B
07: C                                   17: C
08: B                                   18: C
09: A                                   19: C
10: D                                   20: D


TESTE 2:

01: A                                 11: C
02: B                                 12: B
03: B                                 13: B
04: D                                 14: C
05: B                                 15: D
06: B                                 16: C
07: D                                 17: C
08: C                                 18: A
09: B                                 19: B
10: C                                 20: A


TESTE 3:

01: B                                  11: C
02: B                                  12: A
03: C                                  13: B
04: A                                  14: C
05: D                                  15: C
06: A                                  16: A
07: C                                  17: A
08: C                                  18: C
09: A                                  19: B
10: C                                  20: D


TESTE 4:

01: A                                 11: A
02: C                                 12: C
03: C                                 13: D
04: B                                 14: C
05: C:                                15: D
06: C                                 16: D
07: A                                 17: B
08: A                                 18: C
09: B                                 19: C
10: D                                 20: C


TESTE 05:

01: B
02: D
03: D
04: B
05: B
06: C
07: C
08: A
09: C



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